4 de julho de 2010

A rede Globo é manipuladora!

Isso é obvio, ainda mais que agora parecem que todos estão contra a Globo só por que ouviram essa notícia. Porém penso que poucos realmente tem motivos e noção para poder falar isso.
A briga que ocorreu - e ainda ocorre - entre a Record e a Globo deixou ambas emissoras expostas, sem falar na já conhecida reputação da Globo de "bambam bam" da televisão. Só que isso foi ÓTIMO, pois abriu os olhos de muitas pessoas em coisas que elas nem imaginavam. Claro, não podemos confiar cegamente no que a Record disse da Globo, e vice-versa, mas nos incentivaram a pesquisar, correr atrás das notícias verídicas!

Nesse post coloquei um video - documentário feito pela BBC em 1993 - que considero interessante, para que vocês possam realmente ter esse conhecimento e, caso se interessem, aprimorem!
Uma coisa interessante para se procurar em locadoras - ou na internet - é o filme "Cidadão Kane". Mostra realmente a podridão da Globo, como a Xuxa, sobre as novelas "maravilhosas" que eles enfiaram em nossas vidas.
Conta sobre as manipulaçãos mundiais da Globo, a força que ela adquiriu na mídia. Hoje, obviamente deve ser maior. Abre nossos olhos para muitas coisas que nem imaginávamos e nos auxilia a sermos críticos - Kritisk Eyes.

BBC - Muito alem do Cidadao KANE (1993) - parte1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Bom, esses videos falam tudo o que deve ser dito.

26 comentários:

Anônimo disse...

Para o bem da humanidade, não assistam a Globo.

Um abraço e boas leituras!

Felipe disse...

Eu tenho 26 anos e quase sempre que alguém quer falar mal da Globo ou criticá-la mencionam esse documentário "Muito além do cidadão Kane." A questão é que falta um pouco mais crítica atualizada sobre assunto, pois apenas mostrar esse documentário é meio que banal... é que nem mostar o "Ilha das Flores" pra alunos de 8ª série falando sobre a poluição e a relação capitalista entre pobres e ricos.
Pois bem, o que quero dizer é que esses vídeos são bons para quem é mais novo ou desinformado a respeito da lavagem cerebral que a Globo faz com seus telespectadores; seja por meio de novelas, jornais ou programas estúpidos como Faustão ou Ana Maria Braga.
Sou professor, tenho duas faculdades, sei que ela é muito alienante, mas mesmo assim muitos filmes bons e quase todos os eventos esportivos são transmitidas por ela (ou pela sportv sua afiliada na tv paga), então só queria comentar duas coisas:
1- O povão vai continuar assistindo, porque tem BBB, novelas, Faustão, Filmes inéditos e programas esportivos. A Globo detém as transmissões de Copa, Brasileirão, Paulista, Libertadores, etc. Não tem como fugir desse canal.

2- Eu detesto esse canal, assim como desteto a Record e a Rede TV, mas veja bem meu caro: a indústria cultural existe para ser consumida. Sempre existirão aqueles subordinados, passivos e ignorantes que não são capazes de distinguir o que é realidade e o que é ficção. Infelizmente estamos em um país emergente que ainda demorará anos para se renovar no que tange a alfabetização, o senso crítico e o poder de mudança do povo quanto a seus comandantes.
Seria lindo ver o SBT ou a BAND como líderes de audiência, mas faot é que a qualidade implementada pela globo em suas transmissões é incomparável.
Ainda sonho com o dia em que essa mega empresa se desmoronará.

Bom, espero me ter feito entendido por essas palavras. Só quis dizer que poderia ter criado um post com uma crítica melhor e mais embasada.
Que tal analisar os programas e todo o histórico da Globo para fazer o seu leitor/internauta mais bem informado sobre o assunto?

Att.

Felipe Soane

alex disse...

cara,na boa não consegui enxergar essa teoria,essa manipulação,esse plano mirabolante q vc diz e sim uma empresa como outra qualquer q busca um faturamento e q pra isso precisa contratar os melhores pra fortalecer sua marca e também precisa se adequar ao periodo(na ditadura,tinha q tomar cuidado com q dizia)assim como a record começou sendo igreja 24 horas e agora passa de tudo e é altamente apelativa na sua programação.
não vou me alongar mais,mas penso q virou moda falar mal da globo,
dá ibope,não é ?
(vc vai ler e dificilmente irá publicar esse comentário)

' Viиiciυร disse...

zzzzzzzzzzzzzz, nao vi nada de interessante, sendo que ja é velho e a situação nos dias de hoje não e a mesma de 93.
Porcaria apenas.
Vai pra record assistir o padre quevedo, ops... Macedo, robando dinheiro dos Fiéis.

Itamar (japa) disse...

também postei este video em meu blog recentemente, agora estou muito revoltado com esta emissora por uma matéria feita humilhando os paraguaios, criando mais uma vez rivalidade entre países da América do sul... lamentável, passou da hora do povo abrir os olhos e não deixar que eles digam o que as pessoas devem fazer, de quem devem ter raiva, o que devem pensar, etc...

excelente post...

http://locomundojapa.blogspot.com

Anônimo disse...

ja li posts assim acusando emissoras de tv de manipular pessoas.
não tenho tempo de assistir tv, digo apenas assisto filmes, e series de tv como csi e sobrenatural, as duas que estou assistindo atualmente.
porem venho atrás do filme cidadão kane a um tempo nas locadoras nunca encontro.
agora que você tocou no assunto novamente eu lembrei e minha net agora ta rapida vou baixar o filme, bom post.
vlw.

Rodrigo disse...

Esse filme "muito além do cidadão Kane" é fantástico esclarece muito sobre a maneira ao qual o povo brasileiro é mantido cativo de sua própria ignorância, acho incrível saber que um político não pode ser editor presidente redator de algum veículo de mídia, mas nada é dito na lei com relação ao fato de ele ser dono...Em resumo é isso a informação responde a interesses políticos e econômicos de quem passa a informação e 90% da população brasaileira tem a palavra dos telejornais especialmente os do Globo como verdade...

Anônimo disse...

Globo é uma merda, faz ai a cabeça da população para ser brasileiro so em epoca de copa, aderir a novelas e jornais tendenciosos.

Anônimo disse...

Concordo, mais já vuirou vicio,

mesmo a gente nao gostando, a tv ja fica na Globo por padrao, affffff...

A unica coisa q presta é o JÔ!

Anônimo disse...

haha parabens pelo post... obrigado estou assistindo

Anônimo disse...

A culpa toda é do Video Show. Ele que manipula as pessoas, tipo quando uma novela ta fracassando eles fazem várias matérias sobre o "sucesso" dela. Vários bordões ridículos foram lançados graças a ele, eu me lembro daquele Sou chic de doer! eu já tinha sacado que era pra ser um bordão (afinal, a Nivea falava aquilo td h naquela novela não lembro qual) mas nunca tinha ouvido ninguém o falando até que o Video Show fez uma matéria sobre isso falando que geral nas ruas estavam falando e tal. Sem falar dos galãns que surgem do nada e fazem o maior sucesso. Outro que vai nessa onda é o Domingão do Faustão, só que em menor escala.

Anônimo disse...

Como gostam de falar mal da Globo. É sempre a mesma coisa!



Criação e Otimização de Sites - 2si

essan disse...

Se não fosse o Lula Brasil estaria uma merda até hoje!
É claro que tem muito mais pra melhorar!

LoboMibu disse...

Gostei bastante desse documentario da BBC, apesar de alguns detalhes, como sobre o debate do lula e do collor, e sobre a reportagem da Diretas Já/Aniversario de São Paulo, eu já tinha conhecimento sobre elas...

Mas nessa historia atualmente, nem a Globo e nem A Record são santas... não se pode confiar cegamente em nenhuma delas.

"Santo" mesmo, só o Silvio Santos com sua porta da esperança! hahuauahuahua

brincadeira...

agora, sobre o cidadão Kane,... um professor meu já tinha me recomendado o filme, mas ainda não tive oportunidade de assistir

Tchau

Anônimo disse...

Ou amg a parte 2 ñ tem ^^ vc deu replay na 2 ;D

Anônimo disse...

Muito bom esse post, é bom espalhar o que a Globo é pra ver se acorda essa povo que ainda assisti malhação

Anônimo disse...

Esperto hoje é quem não tem religião, não que não assiste televisão, por que se for esperto o bastante não sei deixara manipular.

Dionne Gonçalves disse...

Ótima matéria, afinal a soberania da Globo sempre é questionada, entretanto eles sempre arrumam um jeito de "colocar debaixo dos panos".

PS: O vídeo parte 2 foi repetido duas vezes, sendo colocado como parte 3 também.

Abraços

Aline. disse...

O seu problema é o mesmo da record e é o mesmo de muitos do passado e muitos outros do presente. Falar que a globo é manipuladora isso todo mundo faz, falar que Roberto Marinho era o diabo em pessoa como citado no documentario, de forma discreta(fiz rádio e tv, tive o documentario traduzido direto do original) todos fazem. Porem reconhecer que Roberto Marinho foi o maior responsavel pela revolução na tv isso ninguem diz! A qualidade exigida por ele se tornou padrão exatamente por funcionar, e não por ele manipular a mente das pessoas. Ele não colocou uma arma em 100% dos donos de tv no ultimo capitulo de Roque Santero, por exemplo. Sem a globo grande parte dos brasileiros não teriam acesso nenhum a culturas de outros paises. E se a globo manipula as eleições é por que O POVO BRASILEIRO só é patriota em dias de jogos da seleção, e eleje pessoas como: Clofovil, Franq Aguiar, Agnaldo Timoteo e ainda piores como Marcelo Crivela que alem de não valer uma moeda de 3 reais, ainda é homofobico e machista. Hoje o esporte mais praticado na record é falar mal da globo, e isso com milhares de fãs e segdores, mas ninguem ve que a record só cresceu graças a jornalistas, redatores, diretores e atores saidas da plim plim. E dou GRAÇAS A DEUS de ser a globo a "manipuladora" se não a minha unica cultura diria respeito a mutantes.
E isso é só um pouquinho, estudei muito a respeito da globo, sem pender para nenhum lado, e hoje não consigo deixar de admirar a familia Roberto Marinho.

Anônimo disse...

politica pão e circo?!!
vamos desligar a tv, por favor.

Danielle Botelho disse...

Gostei do post e estou assistindo os videos, pra entender mais sobre o que volta e meia resurge (a critica a Globo). Essa semana li uma referencia feita ao Orson Welles, e so assim pude fazer uma conexao entre os fatos. Espero poder achar e assistir o filme. Entendo o pessoal que diz que Roberto Marinho tinha mais que buscar ser bem sucedido, mesmo criando seus proprios padroes de qualidade. Apenas lamento que grande parte das pessoas que ajudaram ele a alcancar esse objetivos e que continuam ajudando a manter nao conseguem ter discernimento e avaliar o que nos eh empurrado "guela abaixo".

Um detalhe: O video 3 nao esta no post e o 2 esta repetido.


Danielle Lima

poison disse...

Tão mais fácil não assistir TV... abençoada internet...

Itamar (japa) disse...

para aqueles que acham que a globo não manipula vejam mais essa, recente, sobre a matéria tirando sarro do paraguai...

http://locomundojapa.blogspot.com/2010/07/opiniao-televisao-desrespeito-com-o.html

Rôsy disse...

Realmente, não é possível não admirar uma emissora que manipula as eleições :D
24 horas por dia só apontando os defeitos do Lula e do PT.O PSDB não faz sujeiro de jeito nenhum, né? Só tem gente boa lá! Adoro o Bonner com todo o sarcasmo. Fátima Bernardes então...e dai se a globo manipula, né? Se ela não manipular, outra emissora o fará. Só queria que essa emissora tivesse novelas INTELIGENTES, ORIGINAIS, programas realmente educativos, realmente engraçados! Queria que a emissora que manipulasse o Brasil tivesse pelo menos um conteúdo de qualidade.

Sabina disse...

Desligar a TV? e a internet? vcs acham que é o que? Como na TV é possivel encontrar otimas informacoes sobre quase tudo, mas o que 99% das pessoas fazem? Vivem alienadas em sites de relacionamentos, videos do youtube ou similares.... aonde esta a diferenca?
E aposto que essas caracteristicas se encaixam na maioria das pessoas que comentaram aqui...

Brasileiros sao alienados...faz parte de TODA nossa cultura e nao só a televisão. Infelizmente...

Thiago disse...

Sinceramente...? Existe algo chamado livre arbítrio...e outra melhor ainda, seletividade... Se aliena quem quiser... Felizmente, tem coisas muito mais interessantes do que ficar absorvendo conteúdos da televisão.